sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ranhocas

Esta noite a Inês acordou às duas da madrugada a pedir leite( é o normal ultimamente), bebeu e às seis voltou a pedir, enquanto estava a beber notei que a respiração estava diferente. Tinha então ranhoca tipo água a cair que não parava, levantei-a e limpei-a com compressas, soro e narinhel e claro vomitou um pouco porque o fiz depois de beber o leite, mas tinha que ser porque não notei antes. Vomitar nestes casos é bom porque limpa a garganta de porcarias que se acumularem provocam tosse e outros problemas. Não gostou nada do narinhel, que só conheceu uma vez no ano passado e chorou tanto que até ficou com manchinhas à volta dos olhos do esforço, tadinha.
Antes de a deitar pus uma toalha por baixo do colchão na zona da cabeceira, para respirar melhor, mesmo assim demorou uma hora a adormecer.
Quando acordou deu alguns espirros, mais ranhoca e liguei para a minha amiga enfermeira que me deu algumas dicas e se piorasse ela auscultava-a, mas até agora está normal, sem ranhoca nem outro sintoma, graças a deus.
Esteve sempre brincalhona durante o dia e até comeu melhor tanto ao almoço como ao jantar.
Pode ser as defesas a baixar devido aos CINCO dentes a nascer ao mesmo tempo.
A Inês deve ter um bom sistema imunitário porque o ano passado constipei-me duas vezes, este ano uma e nunca lhe peguei e estou sempre em contacto com ela o dia todo.
Espero não engolir estas palavras quando ela for para o ano para o Infantário...vá de retro!!! :)

1 comentário:

sissi disse...

sabes o q faz tb maravilhas??? uma banhoca demorada a duas, com o ambiente aquecido e mt brincadeira. Ocasionalmente atiras-lhe c água para a cabeça e ela aspira a q vai para o nariz... tiro e queda...Bom Natal para vcs...